Orlando Klein é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Soledade

O Poder Legislativo Soledadense realizou na noite desta sexta-feira, 30/0, sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Soledade para Orlando Sebastião Klein. O plenário David Libero Gheller ficou lotado durante a cerimônia que reconheceu a contribuição significativa do homenageado para a comunidade local.

O título, que é um reconhecimento pela atuação de Orlando Klein frente a Aprosol, entidade que eleva Soledade a um patamar internacional através da Exposol, foi concedido através do Projeto de Decreto Legislativo 02/2023, de autoria dos vereadores da bancada do MDB: Edivaldo da Silva dos Santos, Juarez da Rosa Moraes, Marcelo Calegari, Miguel Adones de Campos e Pedro Romário Marafon.

“Orlando é um líder nato”, observou o presidente do Legislativo de Soledade, Edivaldo da Silva dos Santos. “Ele tem a habilidade única de unir voluntários, entidades representativas do município e poder público. Sua facilidade com números, especialmente os relacionados ao setor administrativo-financeiro, é um ativo para toda a comunidade”, pontuou.

Ao receber o título, Orlando afirmou que ficou honrado em receber esta distinção da cidade que tanto ama. “Soledade é mais do que apenas o lugar onde desempenho meus compromissos profissionais, é uma comunidade que me acolheu e me permitiu fazer a diferença”, afirmou.

De acordo com Klein este é um momento de gratidão e celebração. “O título de Cidadão Honorário não é apenas um reconhecimento do meu trabalho, mas é também um testemunho do espírito de cooperação e da dedicação dos muitos voluntários, funcionários públicos e membros da comunidade com quem tive o prazer de trabalhar”, finalizou.

Sobre o Homenageado

Orlando Sebastião Klein nasceu em São Carlos, Santa Catarina, no dia 10 de outubro de 1952. Filho de Arlindo Valentin Klein e Julieta Klein, descendentes de alemães, ele cresceu valorizando o poder do trabalho duro e a importância da dedicação, traços herdados de sua família.

Formado em Ciências Econômicas e fluente em inglês e alemão, Orlando iniciou sua carreira no setor de pedras preciosas em 1973, inicialmente como contador e, posteriormente, tornando-se sócio da empresa. Desde 1981, viajou internacionalmente em busca de mercados para a indústria pedrista. Atualmente, é proprietário da IMPEXSUL, uma agência de Negócios Internacionais.

A contribuição de Orlando para a sociedade vai além de sua carreira comercial. Em Iraí, Rio Grande do Sul, foi presidente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora durante seis anos, papel que o levou a participar ativamente da política local como vice-prefeito de 1989 a 1992.

Em Soledade, suas realizações são ainda mais marcantes. Ocupou a presidência do Sindipedras/RS durante as gestões de 1990-1993, 1996-2001, período no qual a Exposol foi criada. Também assumiu a vice-presidência de 2004 a 2007. Além disso, entre 1993 e 1995, foi Presidente da ACIS, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Soledade.

Orlando se destacou como Coordenador da Feira Internacional de Gemas e Minerais de 2000 a 2002, e mais tarde, como Gestor Geral da APROSOL – Associação Pró Desenvolvimento de Soledade, e Coordenador Geral do Exposol, nas gestões de 2005 a 2012 e 2022-2023.

Orlando também foi uma das pessoas que teve um papel importante na criação do Centro Tecnológico do Setor Pedrista, juntamente com seu amigo Ivanir Pedro Lodi, e demais forças da nossa comunidade. Este projeto, um marco para o setor, trouxe qualificação e inovação para Soledade. Além disso, foi fundamental no encaminhamento do projeto do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia, uma iniciativa financiada por meio de emendas e recursos.

Em sua trajetória, também fez parte do Grande Conselho do Hospital de Caridade Frei Clemente e foi membro do Conselho Fiscal da FIERGS nas gestões de 2009-2011 e 2012-2014, representando o Sindipedras.

Fora suas atividades profissionais e comunitárias, Orlando é um dedicado chefe de família, com seis filhos, Flávio Renato, Leila Cristina, Jonas Gabriel, Tobias, Thales e Tiago, e um enteado, Thomaz. É um avô orgulhoso de quatro netos, Leonardo, Laura, Manuela e Valentim.

Orlando tem muitas virtudes, mas duas delas merecem destaque. Ele é um líder nato, principalmente por conseguir liderar e unir voluntários, entidades representativas do município e poder público, bem como uma pessoa que tem uma grande facilidade com números, especialmente aos ligados ao setor administrativo-financeiro.