Representantes da APAE e Hospital Frei Clemente se reúnem com vereadores

Os vereadores de Soledade estiveram reunidos com representantes da direção da APAE e também do Hospital de Caridade Frei Clemente, nesta segunda-feira, 1º/2. Na ocasião, foram apresentados dados e as ações realizadas por estas duas entidades, bem como respondidos alguns questionamentos feitos pelos edis.

A presidente Rozane Giacominie Chiarello, e a diretora Camila Brum de Azambuja, expuseram como foram os trabalhos ao longo do último ano na APAE. Também relataram a importância do recurso disponibilizado pelo executivo para manutenção das atividades, já que foi protocolado na Câmara o Projeto de Lei nº 07/2021, que firma Termo de Fomento com a entidade.

Ao todo, serão repassados R$ 63.324,00, divididos em 12 parcelas, sendo a primeira de R$ 10.554,00 e as demais de R$ 5.277,00. Elas informaram que com este valor são pagos três profissionais técnicos, sendo dois fisioterapeutas e uma fonoaudióloga. Todos os vereadores presentes se comprometeram em votar favoravelmente ao projeto.

Já no encontro com o representante do Hospital de Caridade Frei Clemente, o administrador Adairto Forti expôs sobre a situação financeira da casa de saúde, bem como sobre os recursos recebidos, investimentos realizados e atendimentos prestados. Também respondeu a questionamentos dos edis referente a diferentes assuntos.

Forti lembrou que o convênio mantido com executivo de Soledade é de R$ 124 mil, e que este valor deveria ser maior, visto os inúmeros serviços que são prestados a comunidade. Da mesma forma seria com os demais municípios da região, onde a quantia também precisaria ser revista. Ele acredita que isto não será possível neste ano em virtude da pandemia.

Uma alternativa apresentada por ele, para reverter essa defasagem, seriam as prefeituras comprarem mai serviços do Hospital Frei Clemente. Ele destacou os exames oferecidos pelo Centro de Diagnóstico, onde a casa de saúde dispõe de equipamentos de ponta e que oferecem qualidade, não necessitando os pacientes procurarem em outros municípios.

Gustavo Baldissera, presidente do legislativo soledadense, afirma que ambos os encontros foram esclarecedores. “Importante sabermos das realidades de cada entidade, entendemos e somos solidários as suas dificuldades, porém em razão do decreto presidencial que restringe despesas por conta da pandemia, os valores dos convênios não puderam ser reajustados”, finaliza.