Câmara de Soledade entrega Voto de Louvor à agroindústria The Intenso Laticínios

Na noite desta sexta-feira, 11/08, a Câmara de Vereadores de Soledade prestou homenagens à agroindústria The Intenso Laticínios com a entrega do “Voto de Louvor 02/2023”. O reconhecimento é destinado aos empreendedores Tadeu e Eloiza Debona, que têm sua trajetória de superação e empreendedorismo marcada na história da cidade. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Marcelo Calegari, do MDB.

A história de Tadeu e Eloiza é daquelas que inspiram. Do encontro na infância, passando pelas adversidades e desafios, até a concretização de um sonho empreendedor, cada etapa é uma lição de resiliência, inovação e paixão pelo que fazem.

A origem da The Intenso Laticínios remonta ao ano de 2016, quando o casal decidiu unir forças após o casamento, assumindo juntos a sucessão familiar na pecuária de leite. Com o objetivo de aprimorar as condições de trabalho e a qualidade do leite produzido, ambos investiram em infraestrutura e melhoramento genético dos animais.

O ponto de virada na trajetória do casal ocorreu em meio a uma crise nacional. Durante a greve dos caminhoneiros de 2018, em vez de se resignarem ao desperdício de 500 litros de leite, eles optaram por transformá-lo em queijo. Essa iniciativa emergencial deu tão certo que marcou o nascimento da The Intenso Laticínios.

Mas a caminhada não foi fácil. Do sonho à realização, enfrentaram dois anos de desafios, desde a burocracia para obter financiamentos até a estruturação da agroindústria. No entanto, com determinação, preparo e investimento em conhecimento, como através do Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA) do Sebrae, a The Intenso se consolidou como referência.

Além da dedicação na produção leiteira, a profissionalização da gestão permitiu a The Intenso conquistar reconhecimento em eventos de grande expressão. Na Exposol, por exemplo, foram premiados por dois anos consecutivos devido à genética superior de seus rebanhos. E mais recentemente, a agroindústria foi laureada no 2º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, evidenciando a qualidade dos seus produtos.

O reconhecimento pela Câmara de Vereadores é, portanto, o testemunho do impacto positivo que a The Intenso Laticínios e seus empreendedores têm na comunidade de Soledade. Eles são prova viva de que, com paixão, determinação e trabalho duro, é possível transformar adversidades em oportunidades de sucesso.