Último encontro do “Debates pelo Desenvolvimento Municipal” abordou a causa animal

O Desafio das políticas públicas para a causa animal foi o tema do quarto e último encontro do “Debates pelo Desenvolvimento Municipal – Agenda Soledade 2030”, na noite desta quarta-feira, 26/05. O evento online é uma realização da Câmara de Vereadores de Soledade, e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais dos veículos de comunicação do município e também do Poder Legislativo.

Participaram do debate desta quarta-feira os presidentes das Câmaras de Espumoso, Natália Strelow, e Passo Fundo, Rafael Colussi, e da Médica Veterinária Lisângela Guedes de Camargo. O encontro foi mediado pelo presidente do Legislativo de Soledade, Gustavo Baldissera.

Os vereadores de Espumoso e Passo Fundo, que além de edis, trabalham em prol da causa animal, trouxeram experiências voltadas aos animais em seus municípios. Já a Médica Veterinária apresentou informações técnicas, especialmente sobre castração, vacina anti cio e microchipagem.

De acordo com o presidente do Legislativo de Soledade, o objetivo desse debate é construir propostas. “Muitas vezes quando falamos da causa animal, os problemas só mudam de endereço, geralmente os desafios e as propostas são os mesmos”, pontuou.

No total foram realizados quatro encontros, sendo que em cada semana, um assunto diferente foi abordado. “Foram debatidos temas que são considerados relevantes para nosso município, tanto no campo social, econômico e estruturante. Nosso objetivo é o de criar uma Agenda para 2030, voltando este olhar para o futuro”, assinalou Baldissera.

O primeiro encontro realizado foi no dia 05/05 e debateu a Agricultura Familiar e Agronegócio, e teve como convidados Róger Terra, extensionista rural e agropecuário do Escritório Municipal da Emater, e Alessandro de Miranda Gasparin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço.

Já no dia 12/05 foi a vez de falar sobre Turismo Criativo com o arquiteto, urbanista e historiador, Nery Auler da Silva, a gestora em turismo, Mara Muniz Amaral, e o observador meteorológico, Paulo Henrique Pinheiro.

E no terceiro encontro, no dia 19/05, foi abordado o Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, e teve como participantes o empresário e ex-presidente da ACIS, Altair Hoerlle, o presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, e da Prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini.