Orlando Klein será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Soledade

Em votação realizada na noite desta segunda-feira, 05/06, durante a sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Soledade aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo 02/2023, que concede o Título de Cidadão Honorário de Soledade a Orlando Sebastião Klein. A autoria do projeto é dos vereadores da bancada do MDB: Edivaldo da Silva dos Santos, Juarez da Rosa Moraes, Marcelo Calegari, Miguel Adones de Campos e Pedro Romário Marafon

O título é um reconhecimento pela atuação de Orlando Klein frente a Aprosol, entidade que eleva Soledade a um patamar internacional através da Exposol. A data para a entrega da honraria ainda será definida, mas ocorrerá durante uma sessão solene.

Orlando Sebastião Klein, nascido em São Carlos, Santa Catarina, no dia 10/10/1952, é formado em Ciências Econômicas e fluente em inglês e alemão. Klein tem um histórico extenso tanto na área profissional como na social. Ele é sócio de empresas do setor de pedras preciosas desde 1973 e atualmente é proprietário da Impexul, uma agência de negócios internacionais.

Dentre suas experiências, Klein atuou como Vice Prefeito de Iraí (1989-1992), Presidente do Sindipedras/RS em várias gestões, Coordenador da Feira Internacional de Gemas e Minerais (2000-2002), e Presidente da ACIS (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Soledade) na gestão 1993-1995. Também atuou como Gestor Geral da Aprosol e Coordenador Geral da Exposol em diversas gestões. Foi Membro do grande Conselho do Hospital de Caridade Frei Clemente e Membro do Conselho Fiscal da FIERGS em duas gestões.

Além disso, Klein encaminhou o projeto de criação do Centro Tecnológico do Setor Pedrista e do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia, ambos através de emendas e recursos da municipalidade.