Câmara de Soledade entrega Troféu Mulher Cidadã 2023 para Mara Muniz

Na noite desta quarta-feira, 08/03, a Câmara Municipal de Vereadores de Soledade realizou uma sessão solene para homenagear Mara Gorete Muniz do Amaral com o Troféu Mulher Cidadã 2023. A cerimônia contou com a presença dos edis, amigos, convidados e a comunidade em geral, que lotaram o plenário da Casa Legislativa.

A homenagem foi marcada por muita emoção, tanto por parte da homenageada quanto de seus familiares e amigos. Durante a sessão, foram relembradas diversas histórias da trajetória de Mara, destacando sua dedicação à cultura, ao tradicionalismo e ao turismo.

O Troféu Mulher Cidadã é um reconhecimento pelo trabalho realizado por Mara Muniz em prol da comunidade soledadense, bem como sua atuação na área da educação e da cultura. A honraria foi concedida através do Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2023, votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão ordinária do dia 22/02.

Mara Gorete Muniz do Amaral é uma profissional multifacetada. Ela é funcionária pública da Prefeitura Municipal de Soledade, pedagoga com pós-graduação em Metodologia da Arte e Folclore, turismóloga com pós-graduação em Gestão e Hotelaria e Guia de Turismo, além de interlocutora regional e municipal de turismo.

Mara também é coordenadora e curadora do Museu da Pedra e Mineralogia Egisto dal Santo, coordenadora dos roteiros turísticos de Soledade, coordenadora da Semana Farroupilha de Soledade e coordenadora regional do Projeto Nacional de Música Dércio Marques – DANDÔ. Ela é membro do Conselho dos Dirigentes de Turismo do RS – CODITUR/FAMURS, do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, da Comissão Gaúcha de Folclore e da Academia Soledadense de Letras de Soledade, entre outras atividades.

Sua trajetória é marcada por sua defesa das culturas diversificadas e dos patrimônios culturais e imateriais. Mara Muniz é casada com Ademir Borges do Amaral e mãe de Artur e Lara. Além disso, é folclorista, tradicionalista, professora, poeta, pesquisadora e agitadora cultural. Ela também é socia-fundadora do Grupo de Arte Nativa Vaqueanos da Cultura e membro da diretoria da APAE – Soledade, além de casal solidário da mesma instituição.