Corregedor Geral do Tribunal de Justiça do RS, Giovanni Conti visita Soledade

O Corregedor Geral do TJ/RS, Giovanni Contti e sua comitiva estão presentes nesta quarta-feira, 20/07, no município de Soledade. O motivo da visita, é para demonstração de que o Judiciário está próximo da comunidade e dos poderes, Legislativo e Executivo.

Na Câmara de Vereadores, o Corregedor e sua a comitiva foram recebidos pelos assessores, vice-presidente do Legislativo, Edivaldo dos Santos (MDB) e pelo vereador do PL, Gustavo Baldissera. A visita também foi acompanhada pela juíza diretora do Fórum da Comarca, Eveline Radaelli Buffon.

Contti explica que, estas visitas estão acontecendo em todas as comarcas do Estado do RS e aqui em Soledade não está sendo diferente. “É nosso dever estarmos cada vez mais presentes nas comunidades e mostrando que o Poder Judiciário está pronto para atender as necessidades dos poderes, especialmente apresentarmos o plano de metas e projetos 2022/2023 em todas as jurisdições do Estado”.

Uma das principais metas é a conclusão da digitalização processual, que nada mais é terminar com o processos judiciais físicos e transformar a tramitação em forma digital. “Praticamente 80%das comarcas já estão digitalizadas e lembrando que Soledade está 100% digital e agora vamos passar para a próxima fase que é a de qualificação, magistrados, servidores e também auxiliar os advogados, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil para que tenham perfeito conhecimento desta ferramenta e o processo ande de maneira mais ágil”, enfatizou.

Quanto a situação do TJ em termos de concursos e número de servidores, Conti assim se manifesta. “Vamos chamar agora, em torno de 500 analistas e aproximadamente 200 oficiais de justiça. Assumiram 92 juízes e está em andamento um outro concurso que será concluído até o início do ano que vem e assim teremos condições de prover praticamente todas as comarcas com magistrados”, finalizou.

A visita do Corregedor Geral de Justiça, Giovanni Conti a Soledade iniciou na prefeitura, quando esteve reunido com a prefeita Marilda Borges Corbelini e após o diálogo com os vereadores, o magistrado seguiu para o Fórum da Comarca do município.