Câmara de Vereadores concede Comenda Botucaraí ao delegado Renan Portela Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Soledade realizou, na noite desta quinta-feira, 27/11, uma sessão solene para a entrega da Comenda Botucaraí ao delegado Renan Portela Gonçalves. A homenagem foi proposta pelo vereador Douglas Portela Perin, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2025, aprovado de forma unânime pelos parlamentares.

A Comenda Botucaraí, conforme estabelece o artigo 3º da Lei Municipal nº 2.535/1999, é destinada a pessoas que tenham prestado serviços de notável relevância ao município ou que tenham se destacado em âmbito estadual, nacional ou internacional. O reconhecimento ao delegado Renan foi apoiado pelos vereadores em razão de sua atuação profissional e do trabalho desenvolvido na área da segurança pública.

Nascido em 2 de julho de 1987, em Soledade, Renan Portela Gonçalves ingressou na Polícia Civil do Rio Grande do Sul em 2014 como inspetor, atuando em diferentes setores das delegacias do município, entre eles investigação, plantão, inteligência policial e análise criminal. Entre 2020 e 2022, trabalhou na Draco de Passo Fundo, com foco em investigações de lavagem de dinheiro.

Em 2023, foi convocado para o Curso de Formação de Delegado de Polícia. Após a conclusão, atuou inicialmente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Ijuí e, atualmente, é titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Soledade.

Sua formação inclui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo – campus Soledade, pós-graduação em Gestão da Investigação Criminal pela Academia de Polícia do Estado, além de cursos voltados à investigação e atuação operacional. Recentemente, concluiu o Curso de Instrutor de Tiro para Oficiais da Brigada Militar (CITO 2025) e também atua como professor em cursos preparatórios para carreiras policiais.