Legislativo de Soledade confere Voto de Louvor para a Coagrisol

• 24/09/2019

A Coagrisol, ao completar 50 anos de história, recebeu do legislativo soledadense Voto de Louvor pelos relevantes serviços prestados neste período. A sessão solene aconteceu na noite desta segunda-feira, 23/9, no Plenário David Líbero Gueller, e foi prestigiado pela direção, cooperados, colaboradores e comunidade local.

A proposição foi do vereador Junior Koch Berté e que teve apoio unânime dos demais edis. “É uma empresa que tem grande importância para Soledade, pois é responsável por 48% da arrecadação do município. Também é uma das mais antigas, que mais gera emprego e renda, tornando-se um orgulho para os soledadenses”, afirma o proponente.

José Elton de Moraes, presidente do legislativo, assim como os demais líderes de bancada, no uso da palavra, exaltaram a pujança da Coagrisol. “Atualmente são 604 colaboradores e mais de 15 mil associados, estando presente em 25 cidades gaúchas, com 56 unidades de negócios. Parabéns a todos e vida longa a nossa cooperativa”, pontua.

O prefeito Paulo Ricardo Cattaneo salienta que a Coagrisol tem destaque e é reconhecida em nível nacional. “Ela está entre as maiores do país, conforme estudo publicado pela Revista Exame, fruto de um trabalho sério e dedicado, que teve início no ano de 1969, por bravos agricultores e que segue firme com seus propósitos”, assinala.

Por fim, o presidente José Luiz Leite dos Santos agradeceu o reconhecimento. “É motivo de satisfação receber está honraria do legislativo soledadense. Somos uma jovem cooperativa, temos muitos caminhos a trilhar, porém temos orgulho do que construímos até aqui. A Coagrisol será do tamanho que a comunidade quiser”, completou.

A criação da cooperativa foi uma iniciativa de um grupo de agricultores liderados por Egydio Pederiva (in memorian). O surgimento ocorreu durante a comemoração do dia do colono, no então distrito do Mormaço, no dia 25 de julho de 1969, cuja constituição oficial foi em 22 de setembro do mesmo ano, fundada por 135 agricultores da região e que em 2019 completa 50 anos de história.