Comissão de Saúde da Câmara realizou reunião com representantes do Hospital Frei Clemente

• 20/11/2018
  • Francisco Junior

Diretoria apresentou atual situação da casa de saúde e ouviu dos vereadores reclamações que são passadas pela população.

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Soledade realizou na tarde desta segunda-feira, 19/11, uma reunião com representantes do Hospital de Caridade Frei Clemente. Durante o encontro foram levantados questionamentos sobre a situação da Casa de Saúde e também as frequentes reclamações que são feitas sobre o atendimento de alguns funcionários e médicos plantonistas.

O Presidente da casa hospitalar, Sebastião Avani da Silva, demonstrou sua preocupação quanto aos atrasos do Governo do Estado, com quatro meses de atraso, além do próprio IPE, que está com o repasse atrasado há 30 dias. “Com a falta destes repasses fica ameaçada a quitação das folhas de pagamento dos últimos meses do ano, bem como o 13º salário dos funcionários”, afirmou.

Sebastião afirma que não se tem uma expectativa positiva quanto a mudança de panorama a partir de janeiro, quando acontece a troca no Governo. “O atual Governador alega que o Estado não dispõe de recursos para repassar aos hospitais, o que pode inviabilizar muitos serviços no início de 2019”, pontuou.

Sobre as reclamações que a população vem fazendo sobre o atendimento e levantada na reunião pelos vereadores presentes, o presidente da casa hospitalar diz ter conhecimento das mesmas. “A gente entende isso e vamos tentar conversar mais uma vez com os nossos profissionais”, declarou Sebastião.

Outro ponto levantado durante o encontro, diz respeito ao Pronto Atendimento do Hospital Frei Clemente, onde 80% dos atendimentos são consultas e isso gera um problema financeiro muito grande. “Pela situação que está se desenhando, em termos de repasses do governo, A diretoria avalia a possibilidade de passar a atender somente urgências e emergências”, relatou o presidente.

Ao final, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Edson Ivo Stecker, avaliou positivamente o encontro. “A reunião foi boa, muitos pontos foram esclarecidos. Os vereadores presentes puderam fazer questionamentos e expôr as reclamações que a população faz diretamente aos edis. Creio que teremos resultados positivos, especialmente no que diz respeito ao plantão”, avaliou.